quinta-feira, 12 de março de 2009

O Curso e a Evolução da Esquizofrenia Enquanto Doença



A esquizofrenia é uma doença extremamente grave pois afecta as emoções, o pensamento, as percepções e o comportamento do indivíduo. No entanto a gravidade da esquizofrenia enquanto doença não está tanto no seu diagnóstico, mas no curso da mesma.
O curso da esquizofrenia é variável, Alguns pacientes recuperam-se totalmente, outros têm recorrências sem piora ou apresentam uma piora progressiva e a consequente cronificação.
Algumas características no início da doença são indicadoras de mau prognóstico, como ausência de factor desencadeante, ausência de sintomas afectivos, início insidioso, personalidade pré-mórbida alterada, isolamento social prévio, baixo desempenho educacional, pior ajustamento social, baixa classe social e presença de sintomas negativos. Em geral, quanto mais factores destes estão presentes, mais provavelmente a esquizofrenia terá um curso com deterioração progressiva. Em mulheres, o curso geralmente é mais benigno, com menos hospitalizações e melhor prognóstico. Um possível factor para explicar essas características da esquizofrenia no sexo feminino seriam os esterógenios, os quais atcuariam como protetores naturais.

No entanto existem dois motivos básicos que justificam a falta de segurança sobre o curso da esquizofrenia:


1- Falta de critérios uniformes nas pesquisas passadas sobre o assunto.
2- Dificuldade no acompanhamento ao longo de vários anos de um grupo grande de pacientes. As pesquisas precisam de ilustrar-nos se o que estamos a diagnosticar é uma doença com vários cursos naturais ou se são na verdade várias doenças cada qual com seu curso próprio.




Sem comentários:

Enviar um comentário